Precisa De Uma Desentupidora? Saiba mais!

 

Desentupidora 24h

Ninguém percebe a importância de uma pia ou vaso sanitário até que eles parem de funcionar. Se você já viveu a experiência de ter que desentupir uma instalação hidráulica no meio da noite, entende o que é isso.

Ter que desentupir uma pia é um problema, conseguir desentupi-la, às vezes, é um problema bem maior.

As grandes cidades contam hoje com varias empresas desentupidoras especializadas em fazer este trabalho ingrato. Provavelmente contratar os seus serviços seja sua melhor opção. Mas, há uma série de detalhes que merecem sua atenção antes e depois de pegar o telefone para chamá-las.

Você Precisa de Uma Desentupidora?

A maioria das pessoas não sabe, mas grande parte dos entupimentos podem ser facilmente resolvidos sem a necessidade de um especialista. Tudo o que você precisa é saber o que fazer e o que NÃO FAZER.

Antes de mais nada, tenha calma. É difícil, pois normalmente estes problemas acontecem nos piores momentos.

Verifique a caixa de gordura. É um dispositivo com tampa instalado no nível do piso. Muitas pessoas simplesmente chamam de ralo (mas, não é um ralo) ou caixa de esgoto. Esta caixa tem a função de separar a gordura da água e evitar que a tubulação do esgoto seja gravemente entupida pelo acúmulo de gordura em seu interior. A ideia é que a água passe e a gordura fique. Como um filtro. Porém, a gordura que fica armazenada na caixa precisa ser removida de tempos em tempos (a cada três meses), ou… seu entupimento chegou!

Como Desentupir a Pia

Há pessoas que jamais abriram a caixa de gordura e nunca tiveram qualquer problema. É um lance de sorte! Pois, invariavelmente, despejamos gordura no ralo da pia. Mesmo que tenhamos o cuidado de remover o excesso de gordura dos pratos e talheres, utilizamos sabão. E sabão é feito com gordura.

(Já viu como é difícil limpar o box do chuveiro? Aquela sujeira que fica grudada e parece não sair de jeito algum é gordura: gordura do sabonete)

Por isso, se o seu problema for na pia, confira a caixa de gordura. É bem nojento, talvez você queira vomitar. Talvez queira até pedir que alguém limpe para você… mas, você não precisa de um especialista para fazer o serviço: é só retirar todo o resíduo e recolocar a tampa. Prontinho!

Lembre que a gordura que você retirar da caixa de gordura deve ser descartada no lixo orgânico! Nem pense em jogá-la no vaso sanitário (muitas pessoas tem esta péssima ideia), ou você irá ganhar um entupimento muito mais grave.

Se na caixa de gordura estiver tudo ok, tente utilizar um desentupidor na pia. Desentupidores são ferramentas de borracha no formato de uma conha. Estão à venda em todos os supermercados, normalmente na mesma prateleira onde estão as vassouras e sacos de lixo.

Para desentupir a pia com um desentupidor, encha a pia com água suficiente para cobrir a concha do desentupidor. Posicione a boca da concha sobre o ralo e pressione a ferramenta contra o orifício em movimentos de vai e vem. A ideia é utilizar a água acumulada na pia para fazer pressão no cano e liberar alguma sujeira ou acúmulo de detritos que estejam obstruindo o fluxo normal.

Se der certo, você vai ouvir o som da água descendo pelo cano. Vai parecer música aos seus ouvidos.

Alguns banheiros têm sistemas semelhantes à caixa de gordura da cozinha e merecem ser periodicamente higienizados e verificados em caso de entupimento.

Como Desentupir Vaso Sanitário

Se o seu problema é na privada… é bom ir procurando o telefone de uma desentupidora.

Não há nada muito seguro a ser feito.

Porém, esta é uma alternativa que talvez funcione:

  1. Coloque detergente líquido de cozinha na água do vaso. Bastante.
  2. Com a ajuda de um balde, ou com o chuveirinho, complete a água do vaso até o limite (dois dedos antes de atingir a borda.
  3. Espere. Alguns minutos; ou a noite toda.

O objetivo é que o detergente dissolva a gordura impregnada no cano e qualquer outra sujeira que possa ser dissolvida. A água enchendo o vaso aumentará a pressão no sistema, colaborando para um possível desentupimento.

Se tentar esta solução, não se surpreenda se você for dormir à noite com o vaso entupido e, pela manhã, o encontrar novinho em folha. O sabão pode demorar bastante tempo para agir.

Como opção antes de chamar uma desentupidora, pode tentar utilizar um desentupidor de borracha. O funcionamento é semelhante ao desentupidor de pia, porém a ferramenta é maior. Para funcionar corretamente a concha deve estar imersa na água.

Outros procedimentos devem ser cuidadosamente pensados antes de serem executados. Os serviços de uma desentupidora provavelmente irão custar bem menos do que os danos que eles podem causar.

O que NÃO FAZER em caso de entupimento.

Cuidado com as soluções existentes por aí de como desentupir privada, pia, etc… As seguintes alternativas podem arruinar sua casa:

  • Não utilize soda cáustica. Este produto é perigoso. Talvez ele dissolva a sujeira e desentupa o encanamento. Mas, pode dissolver os canos, vedações e juntas também (além de dissolver seus dedos).
  • Não introduza nada pontiagudo pelo cano. Arames, chaves de fenda e similares irão facilmente quebrar ou furar a tubulação.
  • Não derrame água fervendo nos ralos. A menos que a tubulação da sua casa seja projetada para água quente (e mesmo neste caso há que se ter cuidado), há um sério risco de que a água muito quente derreta os canos e conexões. O problema que poderia ser facilmente resolvido por um profissional pode demandar uma obra!

Contratando Uma Desentupidora

Se você concluir que o melhor é contratar os serviços de uma empresa desentupidora, vá em frente, esta possivelmente é a atitude mais adequada.

Os preços e a qualidade dos serviços variam muito. Há desentupidoras que utilizam tecnologia de ponta e outras que fazem o serviço de forma rudimentar. Dependendo das suas condições financeiras, procure a que for melhor.

Imagine, por exemplo, que o seu banheiro recentemente foi reformado. Na reforma você utilizou porcelanato de primeira qualidade. Talvez você tenha investido bastante dinheiro na obra. Neste caso, é melhor contratar o serviço de desentupimento com a melhor tecnologia e assim evitar uma obra ainda mais cara.

Na hora de escolher a prestadora dos serviços, lembre-se de:

  • Solicitar um orçamento por escrito;
  • Questionar sobre as tecnologias que são utilizadas pela empresa;
  • Perguntar a quanto tempo a empresa está em atividade;
  • Questionar sobre prazos de garantia;
  • Procurar saber como outros consumidores foram atendidos.

Tenha calma! Faça várias ligações, entre em contato com quantas empresas for possível. Vale a pena pesquisar.

Como Evitar Um Entupimento

Alguma vez na vida, provavelmente todos irão precisar de uma desentupidora. Mas se quiser deixar isso para depois, preste atenção nestas dicas:

  1. Limpe periodicamente a caixa de gordura;
  2. Com um guardanapo, retire excessos de gordura dos pratos e talheres antes de lavá-los;
  3. Limpe os ralos das pias e chuveiros frequentemente, principalmente acúmulos de pelos e cabelo;
  4. Não jogue papel, absorventes íntimos, preservativos ou fraldas no vaso sanitário – descarte-os no lixo;
  5. Utilize sabão e detergente biodegradáveis.

Com todos este cuidados, talvez você não precise de uma desentupidora tão cedo. Mas, é sempre bom ter em mãos o telefone de uma empresa de confiança para garantir sua casa mais limpa.

 

Photo by Dean Hochman

Últimos comentários

  1. Virtual Private Server 16 de agosto de 2017
  2. hidro gtec 10 de abril de 2017
  3. Marlos Dantas 22 de dezembro de 2016
  4. Pátrick Rocha 6 de setembro de 2016
  5. Desentupidora Suprema 30 de abril de 2016
  6. Desentupidora Suprema 30 de abril de 2016

Deixe um comentário aqui