Mosquitos: Use Seu Jardim Para “Dedetizar” A Casa

Os Indesejáveis Mosquitos!

Ok: mosquitos são importantes para manter o equilíbrio ecológico. Mas, ninguém os quer por perto. E com razão.

Picadas, zunido, coceira, doenças. Estas são os principais transtornos que estes bichinhos causam. Ou seja: além de atrapalhar uma noite de sono, uma pescaria ou um acampamento, os mosquitos podem causar sérios problemas de saúde e até matar você.

Dengue, malária, febre-amarela e chikungunya. Estas são algumas das principais doenças que merecem sua atenção na hora de espantar estas pragas para longe da sua casa.

Se você quiser saber tudo sobre a dengue, visite o site do Ministério da Saúde e confira as informações.

Plantas Que Espantam Mosquitos

Claro, se você estiver enfrentando uma infestação de mosquitos – principalmente se você identificar a presença do Aedes aegypti, o mosquito da dengue – provavelmente o melhor será recorrer a uma solução séria de dedetização para proteger sua família. Você poderá fazer a dedetização sozinho ou recorrer a uma empresa de dedetização. Em um outro post, explicamos algumas das vantagens e desvantagens.

Porém, se ainda não há uma infestação na sua casa – e para evitar que nos próximos anos possa haver – preste atenção a estas plantas que naturalmente os espantam:

Citronela

Este é o nome vulgar de uma planta que é sem dúvidas a principal quando o assunto é repelir mosquitos. É uma das principais fontes do óleo essencial citronelol, um composto químico presente na maioria dos inseticidas à venda nos supermercados.

Procure um frasco de inseticida ou repelente de mosquitos em sua casa e leia o rótulo. Você provavelmente vai encontrar citronelol ou dihydrogeraniol em sua composição.

Você até pode aprender a extrair e produzir o óleo essencial de citronela, mas, apenas ter diversos arbustos desta planta ao redor da casa já será o suficiente para eliminar os mosquitos.

É facilmente encontrada em floriculturas. Na Internet pode se comprar suas sementes.

Erva-cidreira

Também é um grande aliado à eliminação dos mosquitos. Junto com a citronela, funcionam como uma verdadeira dedetização natural para sua casa.

A erva-cidreira, que pode ser utilizada como um delicioso chá, possui lindas flores e um agradável perfume. Os mosquitos normalmente são atraídos pelo cheiro das pessoas (suor, respiração…). O perfume da erva-cidreira confunde os mosquitos e torna sua casa menos atraente para eles.

Ou seja, sua casa fica livre de mosquitos e passa a ter grandes chances de receber borboletas!

Calêndula

Também conhecida como mal-me-quer (aquela da brincadeira “bem-me-quer, mal-me-quer”), a calêndula tem um forte perfume que não é apreciado pelos mosquitos.

Catnip

Esta é a erva do gato ou nepenta.

Se você nunca viu um gato brincando com esta erva, assista ao vídeo a seguir. Ela atrai MUITO os bichanos. Ficam doidões! Pode ser encontrada seca em lojas de pet-shop e na Internet.  Depois que os vídeos de gatos brincando com catnip fizeram sucesso, ela pode ser facilmente encontrada, em mudas, em floriculturas.

 

Além de serem poderosas com os gatos, são detestadas pelos mosquitos, moscas, baratas e traças.

Alecrim

Alecrim espanta mosquitos.

É um item essencial a qualquer cozinha. Mesmo que você não tenha problemas com mosquitos, plante alecrim e conquiste pratos muito saborosos.

Manjericão

Este é considerado por muitos o tempero soberano. Dificilmente você errará uma receita ao adicionar manjericão. A regra é assim: um pouco é bom, mas quanto mais melhor. É a base do molho pesto.

Embora não seja um poderoso repelente de mosquitos, se cultivado em um grande arbusto consegue espantar estes e outros insetos indesejáveis. Suas flores, porém, atraem (muito) abelhas. Se quiser evitar a presença delas, elimine as flores assim que aparecerem (deixe apenas as folhas).

Como Combater A Dengue

Quer evitar mosquitos em sua casa e assim combater a dengue e outras doenças? Comece plantando todas estas plantas que mencionamos. Elas deixarão sua casa mais limpas e perfumadas. Não há nada a perder!

Além disso, cuide para que não haja água acumulada em vasos de plantas, calhas, pneus, latas vazias, etc. Um local onde frequentemente há água parada e ninguém percebe são os postes metálicos utlizados na iluminação e sinalização de ruas. São canos voltados para cima que acabam enchendo com a água da chuva: um lugar perfeito para mosquitos, inclusive o da dengue.

Siga todos estes passos e evite ter que fazer uma dedetização profissional.

 

Photo by AJC ajcann.wordpress.com

Últimos comentários

  1. Dedicated server 13 de abril de 2017
  2. Pri 27 de dezembro de 2016
    • Casa Mais Limpa 27 de dezembro de 2016

Deixe um comentário aqui