Galinhas: Elas DEDETIZAM De Graça A Sua Casa

 

Quer Se Livrar Dos Insetos?

Compre uma galinha!

Não é brincadeira. Uma galinha é tudo o que você precisa para exterminar baratas, percevejos, formigas e também aranhas, carrapatos e escorpiões. Nada escapa do olhar de uma galinha!

O trabalho que elas fazem pode ser muito superior a uma dedetização profissional e com uma grande vantagem: não utiliza veneno ou produtos químicos. É mais saúde para sua casa.

Se você possui outros animais domésticos como cães ou gatos, talvez precise de alguns cuidados especiais. Em muitas casas a convivência entre eles é pacifica com as galinhas, em outras é necessário estabelecer barreiras físicas, como um galinheiro bem cercado.

Dedetização Natural

Claro que se o seu objetivo é ter galinhas para limpar o terreno, elas não podem viver confinadas no galinheiro. O ideal é que fiquem soltas no terreno. Para lidar com o problema do convívio com outros animais de estimação existem soluções antigas, mas muito eficientes: os túneis para galinhas e as gaiolas móveis.

Os túneis são proteções formadas por tela ou cerca que permitem que as galinhas saiam do galinheiro e circulem por parte do terreno. O túnel não tem piso, de forma que as galinhas ficam em contato direto com o solo e ali podem ciscar o alimento. Se forem confeccionados em tela flexível, estes túneis podem ser movidos de um para outro lado do terreno para que as galinhas possam circular por diferentes áreas do espaço.

As gaiolas móveis são ainda mais práticas. São gaiolas como todas as outras que você conhece, mas, semelhante aos túneis, não tem assoalho. Assim, as galinhas ficam em contato direto com o solo e podem ali procurar o seu alimento e, assim, fazer a “dedetização natural” da sua casa. A principal vantagem deste sistema é que ele é muito mais simples do que os túneis. Você pode até utilizar uma gaiola comum, destas que estão a venda em pet-shops e casas de produtos agropecuários, bastando remover o fundo (que normalmente é móvel), ou pedir a um serralheiro que a confeccione sob medida.

Para dar conforto às galinhas colocadas dentro das gaiolas é razoável que estas tenham uma base de cerca de 1 m² para cada galinha que as ocupar. Lembre-se de manter uma fonte de água para as galinhas! Você também pode utilizar mais de uma gaiola no terreno para que o controle das pragas como formigas, carrapatos e baratas seja mais eficiente.

Lembre-se de mover a posição da gaiola ao longo do dia. As galinhas são muito rápidas no seu trabalho!

Se for utilizar as gaiolas para a “dedetização” do seu terreno, inicie posicionando as gaiolas próximo da sua casa. A medida que as galinhas forem limpando a área, mova as gaiolas para as áreas mais distantes. Frequentemente reposicione as gaiolas no entorno da residência. Assim as aranhas e insetos que conseguirem fugir das galinhas irão escolher ir para longe da sua casa!

Galinha Precisa De Galo?

Não, não é necessário ter um galo, mas pode ser altamente recomendado.

A galinha põe ovos independentemente destes terem sido fecundados por um galo. Porém, se você espera que destes ovos nasçam pintinhos, obviamente precisará de um galo. Neste caso, você terá que fazer o controle do número de indivíduos na sua criação, bastando colher os ovos antes que sejam chocados.

Entretanto, a maior contribuição do galo não é esta. O galo põe ordem no galinheiro. Galinhas que vivem longe de um macho tendem a ser mais estressadas, ariscas e suscetíveis a doenças. Sem um galo por perto, e em consequência do stress, a produção de ovos normalmente cai bastante.

Se optar por ter um galo em sua criação, lembre-se que ele canta de manhã. Todas as manhãs! (inclusive nos finais de semana – embora algumas pessoas digam que nos domingos o galo canta mais tarde)

Qual Galinha Criar?

As lojas agropecuárias da sua cidade poderão indicar qual o tipo de galinha é mais indicado para sua região. Porém, se o seu objetivo é a limpeza do terreno (dedetização natural), deve considerar criar galinhas de angola.

Elas são lindas e possuem um canto diferenciado (são barulhentas!). Mas, além disto, têm uma característica especial: embora sejam domesticadas há muitos e muitos anos, conservam os traços da vida selvagem; são caçadoras natas!

Se uma galinha qualquer pode limpar o seu terreno, uma galinha de angola pode limpar melhor.

Como Criar Galinhas?

Na Internet você encontra diversos cursos sobre como criar galinhas, inclusive gratuitos. São animais de fácil e barato manejo. Tenha em mente, porém, que serão necessários os seguintes cuidados mínimos:

  • as galinhas precisarão de um abrigo, um galinheiro, diversas técnicas para construção estão à disposição na Internet;
  • se as criar soltas pelo terreno, ou utilizar o sistema de gaiolas móveis, precisará recolhê-las cedo ao galinheiro (lembra da expressão “dormir com as galinhas”?);
  • será necessário alimentá-las, pois, embora comam todos os insetos que encontrarem, elas precisam de mais do que isto; a boa notícia é que galinhas comem quase qualquer coisa e você poderá oferecer frutas e verduras que seriam descartadas, além de ração, farelo de pão e, claro, milho;
  • será necessário proporcionar uma fonte de água às galinhas, podem ser utilizados bebedouros a venda nas lojas especializadas.

Se fizer tudo direitinho terá muita alegria em sua casa com estes novos animais de estimação. As crianças adoram!

Soltas pelo terreno as galinhas comerão todos os invasores indesejados, mas, também o mato baixo e a grama. Se quiser manter a grama bonita… não deixe as galinhas por perto!

Se estiver enfrentando problemas com pragas urbanas, como carrapatos e aranhas, as galinhas podem realmente fazer a diferença. Você só precisará contratar uma empresa de dedetização se o problema for muito grave.

Últimos comentários

  1. Valéria 12 de novembro de 2017
  2. Haidee cotrim 2 de outubro de 2017
  3. Ana Paula Alves Corte 24 de abril de 2017
  4. Fernando 23 de novembro de 2016
  5. adailton souza dias 25 de maio de 2016
  6. thiago 6 de setembro de 2015
    • Anônimo 5 de fevereiro de 2016
    • Roberto 6 de setembro de 2017

Deixe um comentário aqui