Dedetização – Escolha Como Pode Fazer Ou Contratar

Dedetização é um assunto muito importante, repleto de detalhes e cuidados que você precisa conhecer para evitar riscos para sua família – principalmente às crianças – e até para os animais domésticos.

Você Precisa de Dedetização?

Se você está pensando em dedetizar um imóvel (ou um automóvel… sim, acredite, há casos de infestações em veículos também!) o primeiro passo é ter certeza que isso é realmente necessário.

Pense bem: dedetização é feita com veneno e não custa pouco. Não é barato! (se o preço for barato demais, desconfie). Qualquer pessoa com média inteligência sabe que veneno não faz bem a saúde.

Por qual razão, então, você pagaria (caro) para alguém colocar veneno na sua casa?

Dedetizar pode ser a melhor alternativa para sua casa, mas deve ser sua última opção. Antes de fazer você mesmo ou contratar um serviço especializado, considere as opções a seguir:

  • Utilizar soluções mecânicas (como ratoeiras, telas, armadilhas e o bom e velho chinelo de borracha!);
  • Utilizar soluções naturais (como gatos ou aves);
  • Utilizar soluções ecológicas.

Sob o ponto de vista ecológico, sua casa é um sistema complexo, onde habitam diversos organismos, desde bactérias e ácaros até animais de estimação e pessoas. O ideal é que todos convivam em equilíbrio. Se você matar todas as aranhas da casa, pode ter certeza que o número de mosquitos vai aumentar. Se exterminar as lagartixas, o número de aranhas vai aumentar também.

Quando veneno é adicionado ao ambiente, pode haver uma situação de descontrole. Por isso, o ideal é que dedetizações sejam realizadas apenas quando forem realmente necessárias – para corrigir um descontrole anterior, como uma grave infestação.

Se, por exemplo, sua casa estiver com uma infestação de pulgas, ratos ou baratas, tenha certeza que sua família correrá maiores riscos se continuar exposta a estas pragas urbanas do que se a dedetização for realizada com o veneno certo, na dose certa e corretamente aplicada.

Como Dedetizar

Se você já testou as alternativas mencionadas e elas não foram suficientes para resolver o seu problema, é provável que realmente precise de uma dedetização. E, basicamente, isso pode ser feito de duas maneiras.

Dedetizar A Casa Sozinho

Há hoje no mercado uma série de produtos para quem quer se livrar de pragas urbanas por conta própria. Você encontra muitos deles nas prateleiras dos supermercados, em agropecuárias e até em lojas pet-shop.

Se esta for a sua opção, CUIDADO!

Há diversos relatos e reportagens de pessoas que foram intoxicadas e morreram ao tentar utilizar inseticidas e venenos para dedetizar a casa.

Você precisa prestar muita atenção nas seguintes dicas:

  • Siga passo a passo as orientações do fabricante;
  • Tenha em mãos o número de telefone do serviço de informações toxicológicas;
  • Peça que alguém aguarde do lado de fora da casa ou apartamento com um telefone celular em mãos (esta pessoa deverá chamar socorro em caso de qualquer emergência);
  • Em um condomínio, comunique ao síndico que vai fazer a dedetização;
  • Ao invés de inseticidas de amplo espectro, que matam diversos tipos de insetos, utilize produtos específicos sempre que possível (se o seu problema é com baratas, use veneno para baratas; se o seu problema é com carrapatos, use produtos para carrapatos);
  • Após a aplicação do produto saia do ambiente e não volte antes do tempo indicado pelo fabricante;
  • Retire todos os animais da área antes da aplicação, inclusive os aquários e gaiolas;
  • Abra portas e janelas e ventile adequadamente o ambiente antes de retornar;
  • Se o veneno utilizado for em forma de iscas, tenha certeza de que estas serão colocadas em locais que crianças, gatos e cachorros não poderão alcançá-las (normalmente estas iscas possuem cheiro e sabor atraentes);
  • Se o veneno utilizado for do tipo fumegante (com produção de fumaça) avise vizinhos sobre a dedetização que fará, ou eles poderão pensar se tratar de um incêndio;
  • Fixe na porta da casa ou apartamento um cartaz com os as seguintes informações e com o rótulo do produto:

NÃO ENTRE
Casa/Apartamento Dedetizado em
(dia e horário)
com o seguinte produto
(cole o rótulo do produto utilizado)

 Esta última dica é importante principalmente se mais de uma pessoa possui as chaves da casa ou apartamento. É muito útil também para qualquer serviço de resgate que chegue ao local, pois saberão exatamente qual o veneno que causou a intoxicação.

Empresa de Dedetização

Se para você parece complicado demais cumprir uma ou algumas das dicas acima, você provavelmente precisa de uma dedetização profissional.

Preço

O temor sobre quanto vai custar um serviço de dedetização profissional faz com que pessoas sequer tenham coragem de pegar o telefone para fazer um orçamento. Ao invés disto, resolvem fazer a dedetização por conta própria.

Como vimos, dedetizar sozinho uma casa, apartamento ou qualquer outro imóvel é possível. Mas, não necessariamente mais barato.

Por não ter conhecimento técnico, é bem possível que a pessoa ao fazer a dedetização da sua própria casa coloque em muitas áreas mais veneno do que seria necessário e assim desperdice inseticida. Pode ser também que não aplique a quantidade correta onde seria necessário. Neste caso, logo logo as pragas retornarão e uma nova aplicação será necessária.

Em resumo: estes erros e acertos têm um preço e é provável que no final das contas o aventureiro que quis fazer o serviço com as próprias mãos acabe gastando bem mais do que gastaria se tivesse contratado um serviço de dedetização profissional.

Dose Certa

A dedetização é contra os insetos, aranhas, ratos e outras pragas; não contra você e sua família. Por isso, é muito conveniente que a dose de veneno aplicada seja exata. Nem mais, nem menos: o suficiente para eliminar ou controlar as infestações e nada mais!

Esta é uma das vantagens de entregar o serviço a um profissional. Ele vai saber exatamente como conseguir o melhor resultado com o mínimo emprego de substâncias tóxicas. O resultado é uma menor exposição de sua família a substâncias químicas tóxicas.

Segurança

Lembre: dedetização é veneno dentro da sua casa! Todo o cuidado é pouco, especialmente se houver crianças no local.

Se para você a segurança vem em primeiro lugar, contrate um profissional. Ele saberá, por exemplo, como posicionar as aplicações de veneno ou iscas de modo que crianças e animais domésticos não consigam acessá-las.

As melhores empresas possuem engenheiros e químicos responsáveis que supervisionam todo o trabalho.

Cachorros são incansáveis. Há relatos de cães que já abriram gavetas, roeram portas e derrubaram pequenos móveis atraídos pelo cheiro do veneno.

Se o seu filho ou seu bichinho de estimação consumir estes produtos, o resultado pode ser terrível, inclusive a morte.

Garantia

Além de todas estas vantagens, contratar uma dedetizadora lhe dará garantia. Algumas empresas de dedetização oferecem até 10 anos de garantia contra novas infestações.

Este é sem dúvidas um grande diferencial. Se você optar por fazer a dedetização por conta própria, com produtos à venda no mercado ou em pet-shops, certamente não obterá um resultado que dure por tanto tempo.

Fazendo as contas, o preço de um serviço profissional de dedetização com garantia pode valer muito a pena.

Como Escolher

Hoje há um grande número de empresas que prestam serviços de dedetização na maioria das cidades brasileiras.

Se sua cidade não tem um serviço como este, talvez esta seja uma boa oportunidade de negócio para você!

A melhor maneira de escolher qual delas contratar é pesquisar. Encontre as dedetizadoras próximas de você e ligue ou escreva para todas elas. Algumas das informações que você não pode esquecer são:

  • Há um engenheiro ou um químico responsável? Qual o seu número de registro?
  • Há quanto tempo a empresa funciona?
  • A empresa dá garantias? Quais?
  • Quanto tempo o local precisa ficar fechado após a aplicação da dedetização?
  • Os produtos utilizados são desaconselhados para pessoas com algum tipo de alergia ou para algum tipo de animal doméstico?
  • Qual o preço do serviço?

Como a dedetização será feita na sua casa, para a sua família, você é quem saberá dizer qual das empresas é mais apropriada. Mas, tome especial cuidado com empresas muito novas no mercado, empresas que não dão garantias e empresas com preço muito baixo.

Risque da sua lista empresas que não possuem um profissional responsável habilitado!

Participe!

Se já teve boas experiências ou experiências não tão boas, deixe seu comentário abaixo e ajude mais pessoas a fazerem a melhor escolha! Você também pode curtir e compartilhar estas informações com as pessoas que são importantes para você.

Photo by PEHx2

Últimos comentários

  1. Rodan 15 de novembro de 2017
  2. Virtual Private Servers 16 de setembro de 2017
  3. marcos 7 de abril de 2017
  4. Wagner José Ribeiro 25 de março de 2017
  5. pedro ramires 26 de abril de 2016
    • Isaias Silva 26 de novembro de 2016

Deixe um comentário aqui