Compras que valem a pena! (e custam pouco)

Até nos momentos de crise, há compras que valem a pena.

Selecionamos alguns dos itens que você pode adquirir para deixar sua casa muito mais confortável pagando pouco e (muito importante!) consumindo pouca ou nenhuma energia elétrica.

São produtos que possuem um excelente custo benefício, proporcionando muito conforto sem pesar no bolso (e, de quebra, economizando energia e ajudando o meio-ambiente) .

 

#1. Compras que valem a pena – Toalheiro Térmico

Toalheiros térmicos são dispositivos como este da foto. Parecem muito com um toalheiro convencional, entretanto, são elétricos. Consomem a  energia equivalente a uma lâmpada incandescente para aquecer as barras em que são estendidas as toalhas de banho.

As barras aquecem as toalhas, que secam rapidamente, ficando livre de fungos, bactérias e mau cheiro.

Você também pode utilizar o toalheiro para secar pequenas quantidades de roupa (gastando muito menos do que gastaria em uma secadora convencional). Mantendo as toalhas sempre secas, elas durarão mais, o que também resultará em economia.

O ponto principal de instalar um toalheiro térmico, contudo, é o conforto que ele proporciona. Sair do banho e secar o corpo com uma toalha aquecida é uma das sensações mais gratificantes que há.

 

#2. Compras que valem a pena – Ventilador de Teto

De alguns anos para cá os aparelhos de ar-condicionado se popularizaram nas casas. Comprar um destes é hoje muito mais acessível. Porém, irritações nas vias respiratórias, alto custo de manutenção e o consumo de energia destes equipamentos ainda assustam. Se as manutenções periódicas não forem feitas, os problemas de saúde se agravam e a durabilidade é prejudicada.

O ventilador de teto está aí para ajudar. Por um valor muito menor e consumindo muito menos energia, proporciona um conforto térmico excepcional.

Diferentemente de outros ventiladores, o ventilador de teto faz com que o ar circule na vertical, eliminando o bolsão de calor que se forma junto ao teto e equilibrando por igual a temperatura do ambiente. Além disto, são muito mais silenciosos.

Existem basicamente três tipos: os ventiladores de teto com acionamento por interruptor na parede, os com acionamento por correntinha (pendurada sob o equipamento) e os acionados por controle remoto. Algumas marcas já contam com ventilador de teto controlado por aplicativo de celular. Um luxo! Os que são acionados por interruptor são um pouco mais complicados de instalar. Os outros podem ser instalados por qualquer pessoa que saiba instalar um chuveiro. Fácil assim.

Quando for comprar um, escolha aqueles com o maior número de pólos no motor, pois são mais silenciosos. Outras características importantes são: número de pás, diâmetros das pás e número de velocidades. Quanto mais pás, quanto maior o diâmetro e quanto mais velocidades possuir, maior conforto proporcionará.

Um ventilador de teto sobre a cama pode eliminar a necessidade de ar-condicionado, mesmo em dias quentes.

Além disto, o ventilador de teto pode ser utilizado juntamente com o ar-condicionado, permitido que este funcione em temperaturas não tão baixas, proporcionando economia de energia.

 

#3. Compras que valem a pena – Forninho Elétrico

Você provavelmente possui um forno em casa, pode ser junto ao fogão ou um forno elétrico separado. Mesmo neste casos, você deveria comprar um forninho elétrico.

Ao escolher um, opte pelos menores. Sim, os menores.

Um pequeno forninho elétrico será de grande utilidade quando precisar preparar pequenas porções ou finalizar pratos (medalhões de filé rapidamente selados na frigideira e finalizados no forninho ficam uma delícia). Para os grandes pratos você utilizará o forno convencional que provavelmente já possui.

Pense em aquecer uma ou duas fatias de pizza. Colocar no microondas deveria ser considerado crime inafiançável. Aquecer todo o forno do fogão ou um forno elétrico convencional gastará muito gás ou eletricidade.

Um forninho elétrico pequeno é baratíssimo e proporcionará muita economia.

 

#4. Compras que valem a pena – Filtro de Barro

Recentemente o velho filtro de barro voltou às notícias, pois pesquisadores comprovaram sua eficiência na eliminação de bactérias e outras particulas em suspensão na água.

O fato é que um filtro de barro é uma das compras que valem a pena pois agrega muita qualidade de vida a sua casa por um preço mínimo. Após adquirir um filtro como esse tudo o que terá que fazer é lavá-lo e periodicamente substituir sua vela (o dispositivo que realiza a filtragem). Abastecendo-o com água da rede pública terá água de qualidade, sem cheiro, sem gosto, e sem gastar quase nada.

As garrafas de água mineral de 20 litros estão na moda, mas sempre ficamos nos perguntando por onde aquela garrafa passou antes de entrar na sua casa. Ela poderia estar na recepção de um hospital, de um cemitério ou de um aterro sanitário. Será que é corretamente higienizada antes de ser levada para sua casa? Na dúvida, preferimos o filtro de barro.

 

#5. Compras que valem a pena – Vassoura Elétrica

Vassoura elétrica não deveria nem ser classificado como “compras que valem a pena”, deveria estar na lista “como vivi tantos anos sem ter uma?”. Este não é um produto comum por aqui. Em outros países mais desenvolvidos, todas as casas têm uma.

Parece um vassoura, mas na verdade é um aspirador com cabo longo e articulado. Sabe a antiga “feiticeira”? É tipo isso, mas melhor.

Os modelos mais qualificados funcionam com bateria recarregável, possuem iluminação rente ao chão (que ajuda muito a encontrar a sujeira) e filtro lavável. Você simplesmente retira ela da base, liga, aspira e recoloca na base.

Não aspiram tão forte quanto os grandes aspiradores, mas para o dia a dia são muito mais do que o suficiente. São razoavelmente baratas e proporcionam conforto até na hora de deixar a casa em ordem. Um luxo que você precisa experimentar.

Deixe um comentário aqui