Como Eliminar Ratos: vantagens e desvantagens

Se você já encontrou um resto de comida roída em sua casa, talvez precise aprender como eliminar ratos.

Será que tem ratos na minha casa?

Eles são animais extremamente inteligentes e rápidos. Apesar disto, não se deixe enganar. Você precisa aprender agora mesmo como eliminar ratos que estejam vivendo em sua casa.

Os ratos são inteligentes pois escolhem locais de difícil acesso para fazer seus ninhos. E você não acreditaria no que ratos são capazes de fazer para conseguir comida. Eles escalam, rastejam por frestas mínimas, pulam e se equilibram em locais improváveis.

Eles são rápidos, e você terá grande dificuldade de conseguir capturá-lo sem utilizar armadilhas ou outros métodos mais avançados. Reconheça: correndo e se escondendo, os ratos vão ganhar de você de 10 a 0.

Para nós, humanos, ratos são o que há de mais sujo e perigoso. Como circulam por ambientes extremamente contaminados, como lixões e esgotos, os ratos estão constantemente se lavando. Na verdade, isso não os deixa mais limpos, mas é uma característica importante dos roedores que você precisa conhecer para acabar com eles.

Como não é fácil vê-los ou encontrá-los, procure estes pequenos sinais em sua casa:

  • Embalagens de alimentos roídas ou rasgadas;
  • Restos de comida remexidos (é comum que pequenos restos de alimentos, deixados sobre a pia ou em uma pá de lixo simplesmente desapareçam da noite para o dia);
  • Fezes espalhadas pela casa e próximo a locais onde alimentos são armazenados (o cocô de ratos pequenos se parece com um grão de arroz, porém escuro);
  • Roupas roídas (eles as utilizam para formar os seus ninhos);
  • Sujeira incomum dentro ou sob o forno e fogão e sob ou atrás da geladeira (eles utilizam a lã do isolamento térmico para construir seus ninhos ou fazem seus ninhos ali mesmo).

Cuidados ao matar ratos.

Sabendo como os ratos se comportam, agora você precisa saber como se livrar deles.

Existem diversas técnicas, mas as melhores são aquelas em que você os captura, com vantagens e desvantagens.

Como Eliminar Ratos com Veneno

Envenená-los é uma técnica utilizável, mas frequentemente desaconselhada. Por várias razões.

Envenenado um rato, pode ser que ele seja posteriormente apanhado por um gato, e o gato pode vir a morrer também.

Se o rato fez seu ninho no forro ou dentro de uma parede de madeira, ele poderá morrer lá, escondido. Neste caso, você terá que fazer uma obra para conseguir remover o rato apodrecido.

Além disto, veneno é algo ruim para todos. Ninguém deveria querer ter veneno dentro de casa, sobretudo se é uma casa com crianças. Acidentes podem acontecer!

O grande ponto positivo do veneno para matar ratos é a sua eficiência. Provavelmente você vai acabar com os ratos rapidamente. Normalmente os ratos não irão comer o veneno (lembra? eles são espertos!). A ação do veneno ocorre quando o rato suja os pelos com a substância – que é ingerida quando os ratos se lavam.

Por isso, não é necessário misturar o veneno nas iscas. Basta espalhar o pó nos locais por onde os rato passam ou colocar ao redor das iscas. O rato irá se sujar de veneno e provavelmente o levará para o ninho. Como os ratos auxiliam uns aos outros no “banho”, é provável que um único rato seja o suficiente para envenenar todos do grupo. Por isso veneno é tão eficiente.

Como Eliminar Ratos com Ratoeira

Esta é a técnica mais conhecida. Coloque a isca, arme a ratoeira e a coloque em um local estratégico (como em um canto ao lado do fogão ou refrigerador). Dependendo do tamanho da infestação de ratos na sua casa, em minutos você já terá pego o primeiro.

Vantagens:

  • É um método relativamente seguro, desde que você posicione a ratoeira longe do alcance de animais domésticos e de crianças.
  • É barato, pois uma mesma ratoeira poderá ser usada por anos e anos em sua casa.
  • É eficaz. Normalmente não falha: se o rato for atraído pela isca, vai ser pego pela ratoeira.
  • E (a principal vantagem) você captura o rato, evitando que ele vá morrer em algum local escondido.

Desvantagens:

  • Captura um rato por vez. Logo, você precisará repetir a utilização por diversas vezes para acabar com uma infestação.
  • Se a isca não for boa, o rato não será atraído. Lembre-se que na vida real os ratos não são tão fãs de queijo como se imagina. Biscoitos ou miolo de pão podem funcionar melhor.
  • Você precisará remover os ratos da ratoeira. Isto pode ser perigoso pois no local frequentemente há sangue e urina dos roedores.
  • Talvez você tenha que matar o rato. Nem sempre a ratoeira mata os ratos que captura. Algumas vezes eles apenas fim presos nela e você terá que terminar o serviço.
  • Você precisa da ratoeira certa para cada tamanho de ratos. Uma ratoeira pequena não conseguirá matar um rato grande, talvez ela apenas arranque uma pata ou um pedaço do seu rabo. Se isso acontecer, pode fazer uma sujeira grande na sua casa. Uma ratoeira grande, por sua vez, não será acionada por um rato muito pequeno. Você saberá que isto está acontecendo quando encontra a ratoeira armada e sem a isca.

Como Eliminar Ratos com Cola

Uma das técnicas mais recentemente desenvolvidas para capturar ratos são as armadilhas de cola. Nas lojas agropecuárias você encontra tanto armadilhas de cola prontas como a própria cola, em frascos, para construir suas próprias armadilhas.

Vantagens:

  • Uma única armadilha consegue capturar diversos ratos de cada vez.
  • São baratas.
  • São descartáveis, higiênicas e fáceis de descartar. De acordo com as informações do rótulo, basta fechar a armadilha e depositar no lixo.
  • Não possuem veneno e não possuem mecanismos que possam ferir crianças ou animais domésticos. Se alguém tiver um contato acidental com a cola, os rótulos normalmente recomendam sua remoção com óleo mineral, a venda em farmácias.
  • Com esta armadilha é frequente que você descubra outras infestações presentes em sua casa, como aranhas e baratas, que também ficam presas à cola.
  • Nem mesmo é necessário isca: apenas colocar a armadilha nos locais de passagem dos roedores é suficiente para capturá-los. Mas, lembre-se que são espertos e podem aprender a desviar da armadilha se virem outros ratos sendo aprisionados.

Desvantagens:

  • Frequentemente os ratos não morrem na armadilha. Você terá que matá-los ou descartá-los vivos no lixo, o que incomoda muitas pessoas.
  • Por vezes haverá urina e fezes na armadilha, dependendo do tempo que o rato permaneceu aprisionado. Cuidado
  • Algumas vezes você poderá capturar animais indesejados na armadilha, como uma lagartixa que tenha sido atraída por uma mosca previamente capturada pela cola, por exemplo.

Como Eliminar Ratos Ecologicamente

Não está satisfeito com nenhuma das técnicas apresentadas? Pode utilizar o método tradicional: colocar um gato em casa.

Neste artigo aqui, comentamos as vantagens de ter um felino em casa. Uma das proteções que ele proporcionará para sua casa é fazer com que os roedores fujam da sua casa e capturar algum rato desavisado.

 

 

 

 

Photo by twoshortplanks

Deixe um comentário aqui