Coisas Nojentas: 10 Exemplos Próximos de Você

Coisas Nojentas ou Vitamina S ?

Se pararmos para pensar, há uma série de coisas nojentas ao nosso redor todos os dias, algumas dentro das nossas próprias casas. Algumas estão tão incorporadas ao nosso dia a dia que sequer percebemos. Mas, será que são só “frescura” ou podem oferecer algum risco para nossa saúde?

Bem, fizemos uma lista aqui. Diga nos comentários o que você acha e quantas destas estão na sua rotina.

1 – Guardar Ovos na Geladeira

A facilidade da vida moderna nos faz esquecer a origem de muitos produtos. É por isso que dizem que as crianças da cidade pensam que o leite vem da caixinha.

Ovos são muito nutritivos e fazem parte da nossa alimentação de diversas maneiras.

Pois é… os ovos também não “nascem” nas bandejas dos supermercados. Antes disso eles são expelidos por um a galinha e o processo visto de perto pode não parecer muito higiênico.

Se você prestar atenção, muitos ovos vendidos em mercados estão sujos. São fezes! Sim, cocô de galinha. E normalmente vão direto para a sua geladeira.

Já pensou? Seus quitutes preparados com tanto carinho ou a papinha do seu bebê armazenados com fezes de galinha! Coisas nojentas do nosso cotidiano.

Você pode pensar então que lavar os ovos antes de guardá-los é a solução ideal. Pode até ser, mas já vimos muita gente que entende do assunto dizendo que molhar a casca do ovo compromete a sua durabilidade. Vai saber… Talvez uma boa sugestão seja fazer como nossas avós: guardar os ovos em uma cesta (lembra daquelas em formato de galinha?) em um local arejado, fresco e seco e, antes de usar, lavar cada um dos ovos.

Claro que sem refrigeração os ovos irão durar muito menos. Pelo menos você vai poder dizer que não guarda cocô na geladeira! 😉

Ou então, você pode criar galinhas. Elas podem cuidar da limpeza do seu terreno e você ainda terá alguns ovos frescos todos os dias.

Agora, se mesmo assim você quiser continuar guardando os ovos na geladeira, anote esta dica: não coloque os ovos na porta do refrigerador. Cada vez que você abre a porta movimenta os ovos, que acabam batendo uns contra os outros. Isso pode produzir pequenas fissuras na casca e contaminar o interior.

2 – Dormir Com Cachorro na Cama

Cachorros (e gatos) são fofos, queridos, supercompanheiros e, se você cuidar direitinho, podem ser até cheirosos.

Mas, será que permitir que eles durmam na mesma cama que seus donos não é uma das coisas nojentas que deveríamos evitar?

O primeiro motivo é óbvio: eles são animais. Normalmente não tomam banho todos os dias (nem devem tomar), andam com as patas no chão (e não lavam os pés antes de dormir), podem ter pulgas e carrapatos adquiridos em um passeio no parque, soltam pelos, babam, suam, e não utilizam lenço umedecido depois de irem ao toalete.

Se não bastasse, existe uma história nojenta, muito nojenta, sobre o sono dos animais de estimação.

Há quem diga que durante o sono dos cachorros e gatos os vermes que por acaso existam em seus intestinos saem pelo seu ânus para colocar ovos do lado de fora. Essa coisa nojenta acontece para que os vermes possam se espalhar para outros indivíduos. Funciona assim: o verme coloca seus ovos nos pelos da bunda do cachorro e quando outro cachorro vem cheirar ou lamber ali, acaba carregando os ovinhos.

Bem, se o animal estiver na sua cama, quem garante que estes vermes não irão acabar chegando até você?

Já ouviu esta história? Sabe mais sobre isso? Deixe um comentário abaixo!

Claro que cães e gatos são ótimos amigos e é excelente tê-los em nossas casas (gatos inclusive protegem a sua casa!), mas não precisam dormir na mesma cama, né?!

3- Beber No Bico da Garrafa

Tá bom, de todas as coisas nojentas que podem haver na sua casa, esta provavelmente é a menos grave.

Chegar em casa louca de sede e encontrar aquela garrafa d’água gelada é um convite para beber ali mesmo.

Isso talvez nem chegue a ser um problema se você prestar atenção nestas duas dicas:

  1. Usar uma garrafa pequena: com uma garrafa grande você provavelmente não irá tomar todo o líquido; um pouco volta da sua boca para o interior da garrafa e aquela baba vai se misturando, misturando… sei lá, não diga que isso é higiênico.
  2. Lavar a garrafa periodicamente. #simplesassim

Agora, se a garrafa é compartilhada…

4 – Ficar em Casa com a Roupa Suja da Rua

Você circula por diversos locais, pega ônibus, trem, senta em restaurantes e no banco da praça. No final do dia sua roupa está carregada de um pouquinho de cada lugar por onde andou.

E, cansada, o que você faz? Se joga no sofá ou em sobre a cama para relaxar um pouco. Ou então, vai para a cozinha preparar um lanche para a família.

Essa é sem dúvidas uma das coisas nojentas que todos fazemos sem perceber. Pense assim: você levaria os lençóis da sua cama para todos aqueles lugares? Estenderia a sua roupa de cama no banco da praça e depois a utilizaria sem qualquer nojo?

Sinceramente, as roupas que usamos durante o dia tem um pouco (ou muito) da sujeira de todos os lugares por onde passamos. Quando chegamos em casa o mais higiênico parece ser trocar de roupa. A situação pode ser ainda mais grave quando tivermos ido a hospitais, farmácias, cemitérios, pet-shop…

5 – Entrar em Casa com os Sapatos Sujos

Tão grave quanto o item anterior.

Nossos sapatos passam por lugares terríveis durante o dia. Trocá-los por um chinelo antes de entrar em casa parece algo fácil e higiênico.

É uma coisa nojenta que podemos facilmente evitar!

6 – Escova de Dente em Cima da Pia

Escova de dente é um item que não precisa de ajuda para ser enquadrada na categoria coisas nojentas. É só você olhar para uma bem de perto para entender.

Mas, sempre dá para piorar!

Se você deixa a escova em cima da pia, dentro do banheiro, pode ter certeza que a contagem de bactéria que irão habitá-la será ainda maior.

Principalmente por causa da coisa nojenta n. 7 a seguir.

A escova úmida sobre a pia captura um pouco de toda a sujeira do ar. Depois é só colocar na boca para um hálito fresco. #sqn

7- Descarga com a Tampa do Vaso Aberta

Quando você entra em uma padaria e sente aquele cheiro delicioso de pão quentinho, sabe o que é aquilo? Pão.

Sim, os cheiros que sentimos não são nada mais do que pequenas partículas que chegam até nossas narinas. Quando você sente cheiro de pão, é pão. Quando você sente cheiro de m… é m.

Todas aquelas coisas nojentas deixadas no vaso sanitário se espalham pelo ar assim que a água é agitada pela descarga. Será muito melhor se tampa estiver fechada e a sujeira for restrita ao espaço interno da privada.

Aliás, por falar em vaso sanitário, confira este nosso post sobre como tentar resolver alguns problemas de entupimento.

8 – Usar a Mesma Toalha por Muitos Dias

Que coisa boa é estar em um hotel. Você sai e deixa tudo bagunçado e, ao voltar, encontra o quarto em perfeita ordem.

Agora, as toalhas novas e aquecidas no toalheiro térmico são o cúmulo do luxo. Poucas coisas podem ser melhor.

Porém, em casa, nem sempre temos o mesmo cuidado. E não é raro que aquela mesma toalha fique no banheiro por dias e dias e dias. Até que realmente não seja mais suportável utilizá-las.

Lembra daquele probleminha que lança coisas nojentas pelos ares do banheiro? Elas vão parar nas toalhas também.

E não só isso: depois do banho fazemos uma verdadeira esfoliação com a toalha. Muitas células mortas da nossa pele ficam nas fibras da toalha e servem de alimento para ácaros, fungos e bactérias que rapidamente se desenvolvem no tecido.

9 – Travesseiros

Confesse: com que frequência você troca as fronhas do seu travesseiro. Pior: com que frequência você troca o travesseiro.

Há quem diga que 25% do peso de um travesseiro velho é formado por bactérias, fungos, ácaros e partículas de pele e poeira. O número parece exagerado, mas, mesmo assim, não resta dúvidas de que esse item de conforto é realmente muito suscetível a sujeiras.

Lembre que passamos um terço de nossas vidas dormindo. Em três anos, um ano estivemos ali, sonhando, amando, roncando e babando. Das coisas nojentas da nossa casa, os travesseiros talvez sejam o top!

10 – Lixeira na Pia

Esta é sem dúvida uma das coisas nojentas mais desejadas que existem por aí.

Nas lojas de produtos para casa há algumas lindas, decoradas, automáticas.

O fato é que, na pia, onde muitos alimentos são preparados, não deveria haver lixo. Lixo deve sempre estar o mais distante possível da comida.

Aquela lixeira linda, precisa sair!

Ou não?

Aumente a Lista de Coisas Nojentas

Reunimos 10 coisas realmente sujas e que estão ao nosso redor. Mas, certamente existe muito mais!

Conte aqui abaixo com quais destas você convive e quais não suportaria ter em casa. E aliste outras.

Photo by Orangette

Deixe um comentário aqui